A neuropsicológica é uma ciência que avalia através de procedimento é técnicas disfunções cerebrais e manifestações na parte cognitiva do indivíduo, com o intuito de investigar funcionamentos cerebrais por meio dos testes e diversas técnicas padronizados que avalia as funções cognitivas.
A avaliação neuropsicológica busca investigar quais as funções cognitivas que estão preservadas e as que estão comprometidas como: Linguagem, Memoria, Atenção, percepção, raciocínio, percepção entre outros.
No contexto clínico, os principais objetivos da avaliação neuropsicológica podem ser resumidos em:
✓Auxilia no diagnóstico diferencial de quadros neurológicos e transtornos psiquiátricos;
✓Investigar a natureza e o grau de alterações cognitivas;
✓Monitorar a evolução de quadros neurológicos e psiquiátricos, tratamentos clínicos medicamentosos e cirúrgicos;
✓Planejar programas de reabilitação voltados para as alterações cognitivas, comportamentais e de vida diária dos pacientes.
É importante ressaltar que a avaliação neuropsicológica não se limita à mera aplicação, correção e interpretação de testes cognitivos. Ela possibilita o raciocínio acerca de hipóteses diagnósticas, identifica de maneira pormenorizada o tipo e a extensão da alteração cognitiva, discrimina as funções cognitivas preservadas e comprometidas, a presença de alterações comportamentais e de humor, bem como o impacto destas nas atividades de vida diária, ocupacional, social e pessoal do indivíduo.